Uma palavra de valor......

״הלל ושמאי קבלו מהם׃ הלל אומר׃ הוי מתלמידיו של אהרון, אוהב שלום, ורודף שלום, אוהב את הבריאות, ומקרבן לתורה.״


"Hilel e Shamai foram discípulos dos precedentes. Hilel dizia:
procurai ser como os discípulos de Aarão, amai a paz, procurai a paz, amai as
pessoas e aproximai-as da Lei divina."
״אם אין אני לי מי לי, וכשאני לעצמי מה אני, ואם לא עכשיו אימתי.״

"O mesmo dizia: Se eu não for por mim, quem será por mim? E quando
eu sou só por mim, o que sou eu? E se não for agora, então
quando?"
.................................................................(Pirkei Avot 1:12,14)

Beit Midrásh

Beit Midrásh
A Casa dos Sábios

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

תוֹרָה צִוָה לָנוּ משֶה



A Torá-Lei que nos ordenou Moisés - תוֹרָה צִוָה לָנוּ משֶה



O Pentateuco (os cinco livros da Toráh)

Foi todo escrito por Moisés; até mesmo as passagens que se referem a si mesmo, ele escreveu na terceira pessoa, pois cada palavra lhe foi ditada pelo Eterno.
Os 613 Mandamentos - a Toráh relata que o Eterno criou o Universo, como a raça humana se originou de Adam e Cháva, como os nossos pais Avraham, Itschák e Yaakóv se sucederam, como o povo judeu se tornou eleito pelo Eterno para ser um povo de sacerdotes e uma "Nação Santificada" , pelo recebimento e observância da Toráh. Ela contém 613 mandamentos, dos quais 248 são positivos (o que fazer) e 365 negativos (o que não fazer), os preceitos e os mandamentos abrangem cada fase da vida do judeu, em relação a outro ser humano e à maneira de servir e adorar ao Eterno, a fim de atingir os mais altos padrões morais.

Messoráh (Tradição)
Além das proibições, dos preceitos e dos mandamentos escritos na Toráh, o Eterno ensinou a Moisés outras leis que ele deveria memorizar e mais tarde transmitir a seus sucessores, os quais legariam tal tradição de geração à geração. Muitas leis e costumes tem sido postos em prática por tradição, como se estivessem realmente escritos na Toráh.




Os Profetas
Os livros dos profetas incluem: Josué, os Juízes, Samuel, os Reis, Jeremias, Ezequiel, Isaías, Oséas, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Nahum, Habakuk, Sofonias, Hageu, Zacarias e Malaquias.




As Sagradas escrituras


Os escritos incluem: Os Livros de Rut, Salmos, , Provérbios, Eclesiástes, Cântico dos cânticos, Lamentação, Daniel, Ester, Ezra e Crônicas. Todos esses livros foram escritos por um profeta com inspiração Divina (Rúach hakódesh). Os livros de Samuel, Reis, Ezra e Crônicas são subdividos, respectivamente em: Samuel I e Samuel II, Reis I e Reis II, Ezra e Nehemias, Crônicas I e Crônicas II. Ao todo, temos 48 Profetas e sete Profetisas, cujas profecias foram inscritas graças à sua importância eterna. Os outros Profetas, cujas profecias se limitavam apenas a sua época, não foram registrados


.........................................................................Continua..!!

Nenhum comentário: